ROPPONGI - 970x250

Acessibilidade é destaque no XXII Festival de Inverno de Bonito

by Vinicius Bracht

Durante o XXII Festival de Inverno de Bonito, a acessibilidade ganha destaque como parte integrante das atrações culturais. O evento, que acontecerá de 23 a 27 de agosto, promete oferecer recursos de acessibilidade para garantir que pessoas com deficiência possam desfrutar plenamente das atividades oferecidas.

O festival irá disponibilizar recursos como audiodescrição e Libras (Língua Brasileira de Sinais) para tornar as atrações acessíveis a todos os públicos. A audiodescrição, que permite que pessoas com deficiência visual tenham acesso às imagens através da narração, será uma ferramenta essencial para enriquecer a experiência de diversos participantes. Além disso, a presença de intérpretes de Libras visa facilitar a comunicação e interação para pessoas com deficiência auditiva.

Ivone dos Santos, coordenadora de acessibilidade do Festival, ressalta que a acessibilidade vai além da dimensão física e abrange também a comunicação. Ela destaca que a Libras é essencial para permitir que pessoas surdas ou com deficiência auditiva possam participar plenamente das atividades, como palestras e apresentações. A audiodescrição, por sua vez, não se limita apenas a deficientes visuais, beneficiando também pessoas idosas, com pouca literacia e com deficiência intelectual.

O intérprete de Libras Felipe de Jesus Sampaio, responsável pela tradução no Festival, expressa seu entusiasmo em participar novamente do evento. Ele destaca a importância de trazer acessibilidade para a programação cultural, visando ampliar o acesso da comunidade surda a diversas formas de arte, como teatro e circo.

Uma inovação deste ano é a criação de um grupo de WhatsApp para a comunidade surda de Bonito, onde será divulgada a programação com recursos de acessibilidade. Isso demonstra o compromisso do festival em se comunicar efetivamente com o público que necessita desses recursos.

O XXII Festival de Inverno de Bonito é resultado de uma abordagem transversal, envolvendo várias áreas da gestão estadual e a participação ativa da sociedade. Com a parceria do Governo de MS, Fundação de Cultura, Sesc MS e Prefeitura de Bonito, o evento se destaca não apenas pelas atrações culturais, mas também pela promoção da inclusão e acessibilidade para todos os participantes.

Related Posts

Leave a Comment