A relação entre Tarcísio e Alexandre de Moraes após chamar ministro de “tirano”

por Assessoria de Imprensa


O discurso de Tarcísio de Freitas no 7 de Setembro, no qual chamou Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de “tirano”, afastou ainda mais o governador e o ministro, segundo aliados de ambos. O distanciamento já vinha ocorrendo alguns meses antes do episódio, mas, depois da fala de Tarcísio, eles não conversaram mais.

A aliados, Tarcísio classificou seu pronunciamento como uma “questão de momento”, já que o ato na Avenida Paulista ocorreu às vésperas do início do julgamento de Jair Bolsonaro no STF. O governador nega, porém, que tenha deixado de ser uma pessoa afeita ao diálogo e repete que buscará os integrantes do STF sempre que precisar tratar de temas importantes para São Paulo.

A integrantes de seu governo, Tarcísio admite, porém, que não faz mais o papel de interlocutor entre a corte e Bolsonaro que já desempenhou no passado, especialmente junto a Moraes. Se em 2024 os dois mantinham conversas regulares, hoje o clima é outro.

Ao descrever sua relação com o ministro para interlocutores, o governador diz que eles nunca tiveram proximidade, que sempre tratou de questões institucionais de São Paulo e que, às vezes, entrou em campo para ajudar Bolsonaro.

Tarcísio também nega que sua fala dura contra Moraes no 7 de Setembro tenha tido cálculo político com o objetivo de se cacifar na disputa pela Presidência, e repete que seu plano é concorrer à reeleição ao Palácio dos Bandeirantes. Nos bastidores, admite, porém, que a pressão sobre ele era elevada naquela ocasião e lembrou que políticos também precisam de votos.

O governador tem repetido que decidiu concorrer ao cargo em São Paulo, em 2022, por insistência de Bolsonaro, que lhe deu essa “missão”. Conta que se desincompatibilizou do posto de ministro da Infraestrutura faltando cerca de dez dias para o prazo vencer, e que o plano era uma vaga no Senado por Goiás. Com isso, busca mostrar que não tem como foco a Presidência da República.



Source link

Related Posts

Deixe um Comentário