A Finalíssima, partida que coloca frente a frente a Argentina, como atual campeã da Copa América, e a Espanha, campeã da última Eurocopa, será realizada no próximo dia 27 de março no estádio de Lusail, no Qatar, anunciou nesta quinta-feira (18) a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol).
O jogo, que será disputado menos de três meses antes do início da Copa do Mundo de 2026 nos Estados Unidos, México e Canadá, servirá para avaliar a forma da Argentina, atual campeã mundial, e da Espanha, uma das favoritas no torneio da América do Norte.
O local escolhido também trará boas lembranças para a selação albiceleste, já que a partida será disputada no mesmo Estádio Lusail onde o capitão Lionel Messi ergueu a taça da Copa do Mundo exatamente três anos atrás.
“Esta partida emblemática é mais do que uma competição; é um símbolo de cooperação e respeito entre as confederações e uma oportunidade para os torcedores desfrutarem de um evento verdadeiramente histórico”, disse Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol.
Esta será a quarta edição da partida, que em 1985 e 1993 foi realizada sob o nome de Copa Artemio Franchi. Em 2022 foi retomada com vitória da Argentina por 3 a 0 sobre a Itália, em Londres, o segundo título dos sul-americanos após terem vencido previamente em 1993.
A Espanha, que lidera o ranking de seleções da Fifa à frente da Argentina, disputará sua primeira edição.
Um dos principais atrativos do duelo será o confronto no gramado entre o astro argentino Messi e o prodígio espanhol Lamine Yamal, passado e presente do Barcelona.

