Lançamento do livro “Cartas aos Afetos” na Mostra Preta em 17 de dezembro

por Assessoria de Imprensa


Escrita conversa com o conceito de amor como ação e propõe uma escuta sensível sobre vínculos afetivos

Mostra Preta recebe lançamento do livro Cartas aos Afetos após turnê
Maria Carol é psicóloga e escritora de Cartas aos Afetos. (Foto: Assessoria)

A escritora e psicóloga Maria Carol lança nesta terça-feira (17), em Campo Grande, o livro “Cartas aos afetos”, com apoio do projeto Mostra Preta Multidisciplinar. O encontro acontece das 19h às 20h40, no pátio da Casa de Cultura, e marca o encerramento de um ciclo de lançamentos nacionais da obra, que já passou por Salvador, Rio de Janeiro e Dourados.

A escritora e psicóloga Maria Carol lança o livro “Cartas aos Afetos” nesta terça-feira em Campo Grande, na Casa de Cultura. A obra, finalista na categoria romance da primeira Bienal Pantanal, explora o amor entre mulheres e propõe reflexões sobre vínculos afetivos.O lançamento integra a Mostra Preta Multidisciplinar, encerrando um ciclo de apresentações que passou por Salvador, Rio de Janeiro e Dourados. Maria Carol, que também é pesquisadora de questões raciais, destaca a importância de participar do evento dedicado à arte negra e indígena do Centro-Oeste.

Finalista na categoria romance da primeira Bienal Pantanal, o livro nasceu de um processo de autoconhecimento e “revolução interna” provocada pelo amor entre mulheres.

A escrita conversa com o conceito de amor como ação, defendido por bell hooks, e propõe uma escuta sensível sobre vínculos afetivos, coragem e partilha de experiências íntimas. Para Maria Carol, levar a obra para a Mostra Preta tem um significado especial.

“É um presente poder levar o livro para o Mostra Preta, essa iniciativa revolucionária que dá espaço para a arte negra e indígena do centro oeste. Vai ser uma honra celebrar Cartas aos Afetos com o meu quilombo”, comenta.

Lançado originalmente em junho, durante a Bienal do Livro do Rio de Janeiro, Cartas aos Afetos ganhou destaque na cena literária regional por propor uma escrita que é gesto de escuta e acolhimento, convidando o leitor a refletir sobre o que sustenta as relações afetivas e a potência do amor como prática cotidiana.

Maria Carol é psicóloga, mestra e pesquisadora de questões raciais. Além de Cartas aos Afetos, tem poesias publicadas na coletânea Muntu e integra a pré-venda da obra coletiva Acolhemos a Morte, o estranhamento e as afeições. Como slammer e educadora, atua com formações em literatura negra, saúde mental e sexualidade, utilizando a palavra como ferramenta de criação de territórios seguros.

A Mostra Preta Multidisciplinar é realizada pelas artistas Lua Maria e Mariane Lopes, com investimento da Pnab (Política Nacional Aldir Blanc. A entrada é gratuita, com venda de livros e sessão de autógrafos.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.





Source link

Related Posts

Deixe um Comentário