vale a pena pagar à vista com desconto ou é melhor parcelar? Especialistas respondem

por Assessoria de Imprensa


O mês de dezembro começa com a divulgação do calendário de pagamentos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2026 no estado do Rio. Será possível pagá-lo em duas modalidades, a partir do início do ano que vem: à vista e com desconto de 3%, ou em três parcelas, sem abatimento. O GLOBO ouviu especialistas, que opinam sobre qual é a melhor opção.

Para André Mirsky, economista e consultor financeiro, tanto faz se o pagamento for feito à vista ou parceladamente. Ele pondera que nem todos podem ter o valor na íntegra para fazer o pagamento em janeiro, já que este é um mês de maiores despesas.

— Tendo o dinheiro para pagar, se aplicá-lo em um produto de renda fixa, como o CDB (Certificado de Depósito Bancário), ele vai te render mais ou menos 1% ao mês. Se estamos falando de três parcelas e tem um desconto de 3% à vista, é praticamente a mesma coisa — explica André. — Qualquer produto, hoje, que tenha uma rentabilidade em torno de 100% do CDI vai te dar esse 1% ao mês de rendimento, por conta da taxa Selic (taxa básica de juros) alta, em torno de 15%. Menos na poupança, que é menos.

Caso o motorista opte pelo parcelamento, as cotas serão nos meses de janeiro, fevereiro e março. Professora da IAG, a Escola de Negócios da PUC-Rio, Graziela Fortunato observa que se o valor da cota do IPVA fosse investido num fundo sem risco, o rendimento seria de 0,8% ao mês, referindo-se a quanto rende mensalmente um investimento de 15% ao ano, contando com descontos do imposto de renda.

— Você não vai conseguir (um investimento com) 3% de rendimento no período. Então vale a pena pagar à vista caso você tenha o dinheiro — opina Graziela, que pontua que só pode optar por pagar à vista quem tem em mãos a quantia disponível. — Não vale a pena pegar o dinheiro emprestado só para pagar o IPVA à vista, porque você vai pagar mais com os juros do empréstimo.

Serviço: IPVA 2026, como pagar?

O cronograma começará no dia 21 de janeiro, com o vencimento da cota única ou da primeira parcela para os veículos com placas terminadas em 0. Os pagamentos poderão ser feitos via Pix, em qualquer instituição financeira, ou por meio de código de barras, em bancos parceiros da Secretaria estadual de Fazenda (Bradesco, Itaú, Santander e Sicoob).

Para pagar o IPVA, deve-se obter o Documento de Arrecadação do Estado do Rio de Janeiro (DARJ) emitido exclusivamente pelo site da Secretaria estadual de Fazenda (Sefaz-RJ), no link https://ipva2026.fazenda.rj.gov.br.

O governo pede que os contribuintes evitem usar sites de busca para não cair em sites criados por golpistas. Portanto, o melhor é copiar ou clicar no endereço indicado pela Sefaz-RJ.

Uma vez no site, o usuário deve clicar na opção “Emissão DARJ IPVA” e informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). O DARJ estará disponível para impressão nos primeiros dias de janeiro de 2026.

Se o pagamento for realizado via Pix, o contribuinte deverá conferir se constam o CNPJ 42.498.675/0001-52 e o nome do favorecido “SEFAZ RJ – SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA DO RJ”.

Confira as datas de pagamento:

Pagamento do IPVA 2026

Final de placa 1ª parcela ou cota única 2ª parcela 3ª parcela
0 21 de janeiro 20 de fevereiro 23 de março
1 22 de janeiro 23 de fevereiro 26 de março
2 23 de janeiro 24 de fevereiro 27 de março
3 26 de janeiro 25 de fevereiro 30 de março
4 27 de janeiro 26 de fevereiro 31 de março
5 28 de janeiro 27 de fevereiro 1º de abril
6 29 de janeiro 2 de março 6 de abril
7 30 de janeiro 3 de março 7 de abril
8 2 de fevereiro 4 de março 8 de abril
9 3 de fevereiro 6 de março 9 de abril



Source link

Related Posts

Deixe um Comentário