O Rosario Central foi declarado campeão da liga de 2025 pela AFA (Associação de Futebol Argentino), após uma mudança inédita nas regras ao final da temporada, decidida nesta quinta-feira (20) em reunião na sede da entidade.
O Rosario conquistou o novo título depois que o time de Ángel Di María terminou a temporada regular dos torneios Apertura e Clausura com um total de 66 pontos, quatro à frente do Boca Juniors.
Pelo regulamento anterior, o time com a maior pontuação anual garantia apenas uma vaga na Copa Libertadores.
Apesar do anúncio, o Platense, campeão do Apertura em junho, ainda enfrentará o campeão do Clausura —que será decidido nos playoffs a partir deste sábado (22)— na disputa pelo Troféu dos Campeões.
“Os torcedores do Rosario devem estar muito felizes”, disse o campeão mundial Di María, que conquistou seu primeiro título argentino.
O Rosario adicionou mais um troféu à sua coleção, que inclui sete copas nacionais e uma Copa Conmebol.
“Fizemos um ótimo torneio. Agradeço ao Claudio Tapia [presidente da AFA] e a toda a diretoria pelo reconhecimento”, disse o técnico Ariel Holan.
A AFA esclareceu que o novo título não significaria uma vaga extra disponível para a Copa Libertadores.
“A criação do título de Campeão da Liga de 2025 não invalida a realização da Supercopa Internacional, da Supercopa Argentina e do Troféu dos Campeões, já existentes, assim como a futura realização da Recopa”, afirmou a AFA em comunicado.

