Japão diz ter mobilizado ‘aviação de combate’ após suposto drone chinês ser detectado perto de ilha próxima a Taiwan

por Assessoria de Imprensa


O governo do Japão anunciou nesta segunda-feira que mobilizou sua aviação após detectar um suposto drone chinês nas proximidades de sua ilha mais próxima de Taiwan, em um momento de escalada das tensões provocadas por declarações da primeira-ministra japonesa sobre o território.

“No sábado, 15 de novembro, confirmou-se que uma aeronave não tripulada, supostamente de origem chinesa, sobrevoou a área entre a ilha de Yonaguni e Taiwan. Em resposta, a aviação de combate (…) da Força Aérea de Autodefesa do Japão foi mobilizada”, escreveu o Ministério da Defesa no X.

Na última semana, a China aconselhou a seus cidadãos que se abstenham de viajar ao Japão, após vários dias de crise diplomática por causa dos comentários da nova primeira-ministra japonesa sobre um hipotético ataque a Taiwan.

Sanae Takaichi, a primeira mulher a governar o Japão, disse na semana passada no Parlamento que um ataque armado da China contra Taiwan poderia justificar o envio de tropas para apoiar essa ilha de governo democrático, que Pequim reivindica como parte de seu território e não descarta recuperar à força caso seja necessário.

Na sexta-feira, Pequim convocou o embaixador do Japão em sinal de protesto, enquanto Tóquio fez o mesmo com o representante diplomático chinês depois que um cônsul pediu que “cortassem o pescoço” de Takaichi em uma publicação on-line que depois foi apagada.

Em meio ao desencontro, o Japão insistiu em que sua postura sobre Taiwan não mudou.

Em uma publicação na internet na noite de sexta, a embaixada da China no Japão advertiu a seus cidadãos sobre as viagens ao arquipélago asiático.

— Recentemente, os líderes japoneses fizeram declarações abertamente provocadoras sobre Taiwan, o que prejudicou gravemente o ambiente para os intercâmbios entre os povos — assegurou a missão diplomática na plataforma de mensagens WeChat.

A situação representa “riscos significativos para a segurança pessoal e a vida dos cidadãos chineses no Japão”, acrescentou.



Source link

Related Posts

Deixe um Comentário