O duelo entre o até então vice-líder e o lanterna do Brasileirão começou até com uma nota de surpresa na Arena Pernambuco, mas terminou com o resultado mais lógico: com dois jogadores a mais em campo, o Flamengo goleou o Sport, que acabou matematicamente rebaixado, e assumiu a liderança do campeonato. Com a vitória por 5 a 1, o rubro-negro agora seca o Palmeiras, que faz clássico com o Santos ainda neste sábado, na Vila Belmiro.
O Sport começou melhor e chegou a abrir o placar com Pablo, em falha da defesa rubro-negra. Mesmo com a liderança no placar, os pernambucanos acabaram se complicando. O lateral Matheus Alexandre levou o segundo cartão amarelo por entrada dura em Ayrton Lucas e deixou o time de Cesar Lucena com um a menos.
O Flamengo, mesmo com 11 desfalques, não perdoou. Luiz Araújo empatou ainda no primeiro tempo, em belo chute colocado. A situação ficou ainda pior para o Leão, que teve o segundo expulso antes do intervalo: o zagueiro Ramon deu um tranco nas costas de Wallace Yan no meio-campo e acabou recebendo o segundo amarelo.
Com dois a mais, o Sport virou presa fácil. Juninho, que ganhou chance de Filipe Luís no segundo tempo, virou a partida no rebote de chute de Everton Cebolinha na trave.
O Flamengo ampliaria ainda com Bruno Henrique, em bela finalização de cobertura, e com Ayrton Lucas, em chute da entrada da área após escanteio.
Ainda houve tempo para o jovem Douglas Telles marcar pela primeira vez com a camisa rubro-negra. O atacante se antecipou à defesa em cruzamento de Cebolinha, decretou o placar final e se emocionou.

