Em encontro com o Leão XIV, o diretor americano Spike Lee presenteou o Papa com uma camisa do New York Knicks neste sábado (15), durante um encontro com diversas estrelas do cinema no Vaticano, onde ele descreveu o cinema como um veículo de esperança.
- ‘Eu, Eddie’: Eddie Murphy mostra os dez filhos e a mansão de R$ 450 milhões em novo documentário; veja fotos
- Da Banda de Pífanos de Caruaru a Donna Summer: como Kleber Mendonça Filho montou a trilha de ‘O agente secreto’
O Papa recebeu mais de 100 profissionais da indústria cinematográfica no Palácio Apostólico, incluindo Cate Blanchett, Alison Brie, Judd Apatow e Viggo Mortensen.
— Suas palavras foram extraordinárias, e eu gostaria que os ministros da cultura de todo o mundo prestassem atenção nelas. Ele falou de compaixão e de preocupação com os problemas do mundo —disse Blanchett a repórteres após a audiência.
Os italianos Monica Bellucci, Dario Argento e Matteo Garrone também estavam presentes na audiência com o Papa, que cumprimentou todos os convidados, incluindo Lee, um fervoroso fã dos Knicks que o presenteou com uma camisa de basquete.
— Ele é o 14º papa (Leão), então (a camisa) era número 14. E nas costas estava escrito ‘Papa Leão —explicou Lee depois, acrescentando que o Knicks tinha três jogadores da Universidade Villanova, na Pensilvânia, onde Robert Prevost, nome do pontífice, estudou.
O papa, de 70 anos, vestido de branco, disse ao grupo que “quando a luz mágica do cinema ilumina a escuridão, ela ilumina os olhos da alma”:
— Uma das contribuições mais valiosas do cinema é justamente ajudar os espectadores a retornarem a si mesmos, a olharem com novos olhos para a complexidade de sua própria experiência, a verem o mundo como se fosse a primeira vez e a redescobrirem, nesse exercício, parte daquela esperança sem a qual nossa existência é incompleta.
O Vaticano afirmou na quarta-feira que o convite ao mundo do cinema buscava explorar “as possibilidades que a criatividade artística oferece à missão da Igreja e à promoção dos valores humanos”. O antecessor de Leão XIV, o Papa Francisco, realizou um evento semelhante em junho de 2014 no Vaticano, convidando mais de 100 atores, incluindo Stephen Colbert, Whoopi Goldberg e Jimmy Fallon.

