Indígenas realizam novo protesto na COP30, em Belém

por Assessoria de Imprensa


Belém – Indígenas Mundukuru realizam manifestação na entrada principal dos negociadores da 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre mudanças climáticas, em Belém, nesta sexta-feira (14/11). A entrada principal dos negociadores e representantes dos países que participam do evento, a Zona Azul, foi interditada pouco antes das 7h.

Procurados, os organizadores informaram que as pessoas com credenciais estão conseguindo acessar a Zona Azul normalmente. Uma entrada lateral foi aberta pela saída do local. O Pavilhão do Brasil permaneceu fechado até por volta das 8h30. 

Esse não é o primeiro protesto realizado na COP30. Na terça-feira (11/11), um grupo de manifestantes e indígenas tentou ocupar a área da Zona Azul, onde são realizadas as negociações da conferência. Após esse fato, a Organização das Nações Unidas (ONU) encaminhou uma carta pedindo para que o governo federal reforce a segurança nas imediações do evento.

O presidente da COP30, André Corrêa do Lago, e as ministras Marina Silva e Sonia Guajajara, foram conversar com os manifestantes. Depois a ONU informou que a entrada principal da Zona Azul foi reaberta após uma “manifestação pacífica”.

“Por favor, esteja ciente de que poderá haver um tempo de espera maior, pois as filas aumentarão devido aos procedimentos normais de entrada. Siga as instruções dos agentes de segurança”, diz a nota.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular


  • Google Discover Icon





Source link

Related Posts

Deixe um Comentário