O Cortés Asador agora oferece dois vinhos tintos próprios, para harmonizar com o cardápio da rede. Os rótulos são brasileiros, seguindo os passos do projeto lançado em 2024. A produção é da vinícola gaúcha areA15, que fica em Bento Gonçalves, com assinatura do enólogo Jean Paulo Raimondi.
O areA15 Blends Cabernet Sauvignon e Marselan tem 70% de Cabernet Sauvignon de Guaporé, com estágio de 24 meses em barrica de carvalho americano de primeiro uso. A Marselan vem de Pinto Bandeira. A produção é de 1.130 garrafas.
— É um vinho de corpo mais médio, leve. Ele vai muito bem com cortes como a fraldinha — explica a sommelière e consultora Luciana Bernardes, responsável pelas cartas de vinhos dos restaurantes Ráscal e Cortés.
Já o Corte Bordalês areA15 é feito com quatro uvas de safras e regiões diferentes: Cabernet Sauvignon (40%), Merlot (20%), Cabernet Franc (20%) e Petit Verdot (20%). A Cabernet Sauvignon é de Guaporé e da safra 2022, com 16 meses em barrica de carvalho. Já a Merlot vem de Pinheiro Machado e da safra 2023. A Cabernet Franc é da safra 2021, de Quaraí; e a Petit Verdot, de 2020, de Mariana Pimentel e amadureceram 12 meses por barrica de carvalho francês. O vinho apresenta notas de frutas, especiarias, tabaco e chocolate. Foram produzidas 1.700 unidades.
— São vinhos muito diferentes. O segundo é mais encorpado, passa por madeira. Pode acompanhar um bife de ancho — sugere a sommelière.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/A/U/rTHAdGQdWgrS2PrmBxXw/cortes-sommeliere-luciana-bernardes.jpg)
Luciana contou que ano passado, a rede também teve um vinho próprio, feito com outra vinícola boutique, a Arte Viva. Ele foi escolhido após degustações às cegas.
— Em 2024, quando o Cortés fez 10 anos e criamos nosso primeiro vinho de marca própria, um Tannat. Foram 1.300 garrafas, em 3 meses a gente vendeu tudo. Aí a gente gostou da brincadeira — contou Luciana.
Para ela, o vinho brasileiro está em um movimento crescente de qualidade.
— Tenho ido muito ao Rio Grande do Sul e a outros estados, como São Paulo e Minas. Para o vinho deste ano, fizemos nova degustação às cegas e ganhou o areA15, que é também uma vinícola boutique.
Luciana revela que a rede pretende lançar vinhos próprios a cada seis meses, sempre de vinícolas brasileiras.
— O próximo a gente quer fazer com enólogas. Já estou com amostras de São Paulo para a degustação. A gente quer focar no Brasil e no pequeno produtor. Claro que somos parceiros da Pizzato, da Salton, mas a gente quer incentivar as pequenas vinícolas.
Os vinhos custam R$ 218 cada e estão disponíveis com exclusividade no restaurante. O Cortés Asador fica no Shopping Leblon, na Avenida Afrânio de Melo Franco 290, 4º piso, Leblon.

