O agregador de pesquisas Rali — uma nova versão da iniciativa do GLOBO em parceria com o Instituto Locomotiva foi lançada nesta quarta-feira — mostra que, com o resultado da nova pesquisa Genial/Quaest, a distância entre a reprovação e a aprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é de três pontos percentuais a menos de um ano para o pleito de 2026. No resultado agregado, somam 49,9% os que rejeitam a gestão do petista, enquanto 46,9% apoiam o terceiro governo Lula.
No resultado agregado, somam 37,9% os que avaliam a gestão federal negativamente. Já os que consideram o governo ótimo ou bom são 31,5%. Outros 27,9% classificam Lula 3 como regular.
Os dados mostram que a reprovação ultrapassou a aprovação ao governo em janeiro deste ano e que a distância entre os dois grupos chegou a 13 pontos em junho. Desde então, a gestão Lula vinha reduzindo essa diferença. Na comparação com o mês passado, porém, o resultado ficou estável.
A tendência foi interrompida após a megaoperação no Rio, que terminou com 121 mortos e foi explorada pelo campo da direita, campo mais identificado com a agenda da segurança pública, para criticar posicionamentos do governo na área. O Planalto reagiu com a apresentação de um projeto de lei antifacção, enviado ao Congresso. O tema é relatado pelo deputado Guilherme Derrite (PP-SP), secretário licenciado de Segurança Pública de São Paulo e aliado do governador Tarcísio de Freitas, nome cotado para disputar a Presidência em 2026. A redação do texto da proposta tem sido alvo de embates na Câmara.
A última Genial/Quaest mostrou Lula 3 com 50% de desaprovação e 47% de aprovação após a megaoperação. O resultado, com oscilações na margem de erro, também representou um “freio” na melhora da avaliação do governo nas pesquisas do instituto.
Ao mesmo tempo, Lula 3 tem a seu favor a desaceleração da inflação nos últimos meses. O índice de preços, divulgado na terça-feira pelo IBGE, apontou o menor patamar para um mês de outubro desde 1998. A alimentação no domicílio teve queda, puxada principalmente por um recuo no preço do arroz (-2,49%) e do leite longa vida (-1,88%).
O Rali é um agregador de pesquisas de avaliação de governo e eleitorais do GLOBO, feito em parceria com o Instituto Locomotiva. O projeto apresenta o panorama da popularidade do governo federal e de gestões estaduais, além das intenções de voto para 2026, segundo os últimos levantamentos divulgados por empresas e institutos com relevância nacional selecionados.
O Rali reúne também dados históricos sobre o desempenho de todas as gestões federais desde o governo Collor, com base em pesquisas do antigo Ibope e do Datafolha. A ferramenta permite ainda comparar indicadores econômicos sobre inflação, confiança dos consumidores e desemprego das últimas décadas com as avaliações positivas e negativas dos presidentes brasileiros.
O objetivo é facilitar o acesso a informações confiáveis e precisas sobre o cenário político nacional. O Rali não busca substituir os levantamentos de cada instituto, mas aproveitar as vantagens de suas diferentes metodologias para fornecer uma leitura integrada das oscilações do comportamento do eleitorado brasileiro.
A metodologia, elaborada a partir da experiência do Locomotiva no setor de pesquisas, considera diferentes fatores para o cálculo. Pesam o tamanho da amostra e o quão recente é um resultado. Também são levados em conta o histórico de atuação dos institutos e sua cobertura nos diferentes estados.

