A final dos 100 metros feminino será a atração principal do primeiro dia de competições nas Olimpíadas de Los Angeles, em 2028, disseram os organizadores nesta quarta-feira (12).
A mudança faz parte de uma programação reformulada que move o atletismo para a primeira semana e oferece aos nadadores a rara oportunidade de participar da cerimônia de abertura.
Os responsáveis pela programação dos Jogos de Los Angeles disseram que a mudança se deve à logística do SoFi Stadium, que sediará partes da cerimônia de abertura e das provas de natação. O atletismo será realizado no LA Memorial Coliseum e acontecerá primeiro, para permitir tempo para a conversão do SoFi para as provas aquáticas na segunda semana.
“Queremos começar com tudo”, disse Shana Ferguson, chefe de esportes e eventos de LA28, que classificou os 100 m feminino como “uma das provas mais assistidas dos Jogos”.
Janet Evans, tetracampeã olímpica de natação, acrescentou que colocar a natação na segunda semana poderia permitir que mais nadadores participassem da cerimônia de abertura, que muitos normalmente não comparecem, já que as competições começam na manhã seguinte.
“Há um componente da experiência olímpica que queremos que os atletas vivenciem em nossos Jogos”, disse Evans, que atua como diretora de atletas de LA28.
Fator calor
Ferguson afirmou que a programação foi elaborada ao longo de meses com o COI (Comitê Olímpico Internacional) e federações internacionais, levando em consideração o bem-estar dos atletas, os horários de transmissão televisiva e as condições locais, como calor, marés e ângulos do sol para eventos ao ar livre.
“Considerações sobre o clima foram feitas não apenas para atletas, mas também para os fãs”, disse ela, acrescentando que o bem-estar dos cavalos que competem em eventos equestres também foi levado em conta.
O primeiro dia também concederá as primeiras medalhas de LA28 no triatlo feminino e apresentará o maior número de finais femininas em um único dia, disseram os organizadores.
Um “Super Sábado” no 15º dia está programado para incluir 26 sessões de medalhas em 23 modalidades esportivas. Os responsáveis pelos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028 esperam que as mulheres representem mais da metade das cotas de atletas e destacaram novas modalidades, incluindo “flag football” e squash, além do retorno do críquete, do lacrosse e do beisebol/softbol.
Ferguson disse que a expectativa é vender cerca de 14 milhões de ingressos para 51 esportes olímpicos em 49 locais, com as vendas ao público começando em abril de 2026, após o cadastro em janeiro.
Os preços são fixos e não utilizarão precificação dinâmica, disse ela, acrescentando que os organizadores apresentarão medidas para lidar com as preocupações do mercado secundário mais perto da data de início das vendas.
Locais já existentes
Os organizadores afirmaram que 77% das sessões serão realizadas em locais já existentes, com 23% em locais temporários, como a Bacia de Sepulveda e Long Beach, sendo que mais de 90% dos materiais temporários serão reutilizados ou reaproveitados.
O softbol será disputado em instalações já existentes em Oklahoma City, uma mudança que, segundo Evans, oferece condições de “nível internacional” e amplia o alcance dos Jogos nos Estados Unidos.
Os responsáveis por LA28 acrescentaram que estão coordenando com autoridades locais, estaduais e federais sobre vistos e têm uma equipe dedicada de assistência de vistos para apoiar viagens pré-Jogos e durante os Jogos.

