O Dallas Mavericks demitiu o gerente-geral Nico Harrison nesta terça-feira (11). A decisão foi tomada nove meses após a negociação do armador Luka Doncic com o Los Angeles Lakers, que chocou a NBA, a liga norte-americana de basquete.
O proprietário da equipe, Patrick Dumont, anunciou a demissão de Harrison, que também era presidente de operações de basquete do Dallas. Os Mavericks começaram a temporada com dificuldades, acumulando oito derrotas e apenas três vitórias.
“Esta decisão reflete nosso compromisso contínuo em construir uma organização que lute pelo campeonato, que entregue resultados para nossos jogadores, para nossos parceiros e, mais importante, para nossos fãs”, disse Dumont.
Em uma carta aberta aos fãs, o proprietário reconheceu “o profundo impacto que estes difíceis últimos meses tiveram”.
A equipe nomeou Michael Finley e Matt Riccardi como gerentes-gerais interinos para supervisionar as operações de basquete. Haverá uma busca por um substituto permanente.
Riccardi é o gerente-geral assistente da equipe. Finley, que foi jogador da NBA por 15 anos, juntou-se à diretoria dos Mavericks em 2017 e ocupou vários cargos.
Harrison, um ex-executivo da Nike, foi contratado em 28 de junho de 2021, e os Mavericks chegaram às finais da Conferência Oeste em sua primeira temporada. Na temporada 2023/24, o time foi à decisão da NBA e perdeu para o Boston Celtics.
Apenas sete meses depois essa final, Harrison enviou Doncic, cinco vezes eleito para a seleção da liga, para Los Angeles.
A demissão de Harrison ocorreu um dia depois que Dumont foi visto conversando com um torcedor que vestia uma camisa dos Lakers, com o número 77 e o nome de Doncic. Os Mavericks perderam em casa para o Milwaukee Bucks na segunda-feira (10), por 116 a 114.
Gritos de “demita Nico!” explodiram durante o quarto período do jogo, no qual Dallas desperdiçou uma vantagem de 13 pontos.
Harrison, 52, defendeu a escolha de liberar Doncic apontando que havia preocupações com seu preparo físico. Na troca, chegou o ala-pivô Anthony Davis.
Davis, 32, tem sofrido com problemas físicos. E o jovem Cooper Flagg, 18, primeira escolha geral no mais recente “draft” (o sistema de recrutamento de calouros, ainda está se adaptando à vida na NBA. O Dallas, assim, está na penúltima colocação da Conferência Oeste.

