Espetáculo mistura corpo, memória e ancestralidade em uma viagem pelo Afrofuturismo

A artista Ariane Nogueira estreia o espetáculo solo “Código Genético”, que mistura corpo, memória e ancestralidade em uma viagem pelo Afrofuturismo, movimento que une cultura africana, tecnologia e ficção científica. As apresentações são gratuitas e acontecem nesta quinta-feira (13), às 19h, na Caixa Preta da UEMS, e no domingo (16), às 16h, no Teatro Aracy Balabanian, durante a mostra Cerrado Abierto.
A artista Ariane Nogueira apresenta o espetáculo solo “Código Genético”, uma obra que explora a intersecção entre corpo, memória e ancestralidade através do Afrofuturismo. As apresentações gratuitas acontecem na Caixa Preta da UEMS e no Teatro Aracy Balabanian, em Campo Grande.O espetáculo, dirigido por Munique Costa, utiliza as tranças como símbolo de tecnologia ancestral, conectando passado e futuro. O projeto, que integra o “EntreLaçadas”, também realizou oficinas na comunidade quilombola Furnas do Dionísio e prevê atividades na Escola Estadual Zumbi dos Palmares.
O projeto faz parte do “EntreLaçadas” e conta com apoio do Fundo Municipal de Investimentos Culturais, da Fundação Municipal de Cultura e da Prefeitura de Campo Grande.
O espetáculo nasceu do encontro entre Ariane e a diretora paulista Munique Costa, em 2023. A partir dessa parceria, surgiu a ideia de aprofundar uma pesquisa sobre o corpo negro e suas memórias. Em “Código Genético”, as tranças aparecem como símbolo de tecnologia ancestral, que conecta passado e futuro. Cada fio representa uma lembrança, um tempo e uma forma de resistência.
Ariane, que integra a Cia Dançurbana desde 2006, também faz parte dos coletivos Trio Aya, Femme Crew e Dhallcrew. Ela já havia criado o solo “A Pele de Dentro”, em 2020, e agora retorna aos palcos com essa nova proposta.
O espetáculo tem direção de Munique Costa, luz de Leonardo Lopes, cenografia e figurino de Herbert Correa, trilha sonora de Reginaldo Borges, e produção executiva de Marcos Mattos.
Além das apresentações, o projeto levou em setembro a oficina “Vivências em Danças Africanas” à comunidade quilombola Furnas do Dionísio, em Jaraguari (MS). A próxima etapa será a oficina “Vivência sobre o processo”, com a própria Ariane, que vai compartilhar as danças e experiências do processo criativo com os alunos da Escola Estadual Zumbi dos Palmares.
Espetáculo “Código Genético”, com Ariane Nogueira
-
Quinta (13/11), às 19h, na Caixa Preta da UEMS (Av. Dom Antônio Barbosa, 4155 – Vila Santo Amaro)
-
Domingo (16/11), às 16h, no Teatro Aracy Balabanian (Rua 26 de Agosto, 453 – Centro)
Apresentações gratuitas, com intérprete de Libras e bate-papo com o público ao final.
Mais informações: @proj_entrelacadas
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

