Morre aos 68 anos Tonico da Viola, ícone do samba em Campo Grande

por Assessoria de Imprensa


Morre Tonico da Viola, voz marcante do samba em Campo Grande
Tonico era o mais velho de três irmãos, todos músicos.

Figura querida dos palcos da Capital, Tonico da Viola partiu na madrugada desta segunda-feira (10), aos 68 anos. Antônio Dionísio de Oliveira, seu nome de batismo, era conhecido pela voz grave e marcante e pela presença carismática em qualquer roda de samba.

Antônio Dionísio de Oliveira, conhecido como Tonico da Viola, faleceu aos 68 anos na madrugada desta segunda-feira (10) em Campo Grande, após sofrer uma forte dor no peito. O músico, reconhecido por sua voz grave e presença carismática, não resistiu mesmo após atendimento dos bombeiros e do Samu.Natural de Campo Grande, Tonico foi um dos fundadores do grupo Zoeira e construiu sua carreira entre Rio de Janeiro e São Paulo. Como cantor, violonista e compositor, deixou sua marca nos palcos da capital sul-mato-grossense e chegou a acompanhar grandes nomes do samba nacional durante temporada em Assunção, no Paraguai.

Segundo o irmão José Jorge de Oliveira, conhecido como Canela, Tonico começou a passar mal na noite de domingo (9). “Por volta das 23h30, ele sentiu uma dor forte no peito. Chamamos os bombeiros, que tentaram reanimar com massagem cardíaca, e o Samu também chegou a prestar socorro, mas ele não resistiu”, contou. O músico morreu por volta da 1h da manhã.

Tonico era o mais velho de três irmãos, todos músicos. “Nós somos músicos, somos uma família. Meu pai, minha mãe, todos tocavam. Ele era um talento que vai fazer muita falta. E parece que, pra muita gente, era um grande sambista também”, disse Canela, emocionado.

Canela mora em Campo Grande há três anos. Natural de São Paulo, veio para a Capital para passar por uma cirurgia cardíaca. “Eu não conheço muita gente aqui, e ele que me incentivava. Está sendo muito difícil”, desabafa o irmão, que tem 66 anos.

Nascido em Campo Grande, Tonico viveu a infância entre Rio de Janeiro e São Paulo, onde fortaleceu sua relação com o samba e acompanhou de perto nomes importantes do gênero. De volta à cidade natal nos anos 1990, foi um dos fundadores do grupo Zoeira, que se tornaria um dos mais populares e queridos grupos de samba do Estado.

Além de cantor e violonista, Tonico era também compositor e intérprete de clássicos do samba, com passagens marcantes pelos bares e palcos da noite campo-grandense. Viveu ainda um período em Assunção (Paraguai), onde acompanhou grandes nomes do samba nacional, como Jovelina Pérola Negra.

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul divulgou nota lamentando a perda:

“Tonico da Viola foi figura importante da cena cultural sul-mato-grossense e referência para o samba em nosso Estado. Sua trajetória deixa um legado de respeito, alegria, celebração da cultura e valorização da música brasileira.”

Informações sobre e velório e sepultamento serão divulgada em breve.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.





Source link

Related Posts

Deixe um Comentário