Inspirada no Dia dos Solteiros da China, a data marca a temporada de descontos e promete cupons milionários
Novembro deixou de ser dominado apenas pela Black Friday. Grandes varejistas que atuam no Brasil transformaram o período em uma maratona de promoções, com destaque para o “11 do 11”, data importada da China e inspirada no Dia dos Solteiros, que passou a marcar o início da temporada de descontos no país.
O mês de novembro se transformou em uma maratona de promoções no Brasil, iniciando com o “11 do 11”, data inspirada no Dia dos Solteiros chinês. Em 2025, a competição no comércio eletrônico se intensifica com a chegada do TikTok Shop e da Temu ao mercado nacional. Grandes plataformas como AliExpress, Mercado Livre e Shopee anunciaram expressivos investimentos em descontos. O Mercado Livre destinou R$ 100 milhões em cupons, enquanto a Shopee distribuirá R$ 20 milhões apenas no dia 11, oferecendo vales de até R$ 200 em lojas oficiais.
Em 2025, o movimento ganha força com a estreia até do TikTok Shop no comércio eletrônico brasileiro e a entrada da Temu no mercado nacional, o que aumenta a concorrência entre plataformas de e-commerce. As informações são do jornal O Globo.
O AliExpress, do grupo Alibaba, lançou uma versão renovada da ferramenta “Group Buy”, que permite compras em grupo com preços até 90% menores em relação às aquisições individuais. Assim que o número mínimo de participantes é atingido, todos pagam o valor reduzido. A plataforma também prepara uma live de 24 horas, oferece frete grátis em produtos selecionados, cashback de até 20%, descontos para novos clientes e distribuirá 1 milhão de moedas virtuais que podem ser convertidas em abatimentos.
A campanha “Aliados por Desconto” reúne influenciadores em uma ação voltada a estimular a compra colaborativa e reforçar o conceito de que a união pode garantir os menores preços do ano.
TikTok – Na primeira temporada de grandes promoções no Brasil, o TikTok Shop estruturou sua campanha em três fases. Até o dia 11 de novembro, oferece descontos de até 30%. De 12 a 19, realiza lives temáticas com foco em moda, beleza e decoração. Entre os dias 28 e 30, durante a Black Friday, concentra transmissões com grandes marcas e ofertas que se estendem até a Cyber Monday, em 1º de dezembro.
A plataforma exige que os lojistas mantenham níveis adequados de estoque, cumpram prazos de entrega e respeitem o menor preço praticado nos últimos 30 dias.
O Mercado Livre destinou R$ 100 milhões em cupons de desconto para novembro, o maior investimento da empresa até hoje, representando aumento de 150% em relação ao ano passado. A campanha “11.11 da Black Friday” antecipa as ofertas da tradicional sexta-feira de promoções e inclui frete grátis a partir de R$ 19 e parcelamento em até 21 vezes para quem utiliza o Mercado Pago.
Uma pesquisa interna da empresa revelou que 76% dos consumidores consideram o uso de cupons decisivo na hora da compra, o que explica a aposta na estratégia.
A Shopee reforçou a participação na data e lançou o selo de “melhor preço do ano”, que indica os produtos com o menor valor já registrado na plataforma. No dia 11, a empresa distribuirá R$ 20 milhões em cupons, o dobro de 2024, com foco em eletrônicos, móveis e produtos de maior valor agregado. Durante a Black Friday, mais R$ 16 milhões serão disponibilizados, com vales de até R$ 200 em lojas oficiais.
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