Presidente da COP30 faz apelo por ação climática

por Assessoria de Imprensa


O embaixador André Corrêa do Lago, presidente da COP30, divulgou neste sábado sua nona carta aberta à comunidade internacional, convocando governos, instituições e empresas a adotarem ações concretas para enfrentar a crise climática. A conferência será realizada na próxima semana, em Belém (PA).

No texto, o diplomata reforça a urgência de limitar o aquecimento global a 1,5°C e destaca o papel do Acordo de Paris, que, segundo ele, “segue funcionando” e entra agora em uma nova fase: a da implementação plena, com regras consolidadas após a COP29.

Com base em relatórios recentes, como o Global Tipping Points Report e os estudos do PNUMA sobre lacunas de emissões e adaptação, a carta propõe transformar as lacunas climáticas em alavancas de mudança, estimulando a cooperação internacional em torno de oportunidades capazes de acelerar a transição para uma economia de baixo carbono.

O texto também reafirma as três prioridades da presidência brasileira:

  • Reforçar o multilateralismo e o regime climático;
  • Conectar a agenda climática à vida real das pessoas e à economia;
  • Acelerar a implementação do Acordo de Paris — que, segundo o embaixador, deve ser vista como a nova medida de ambição global.

Essas diretrizes estarão organizadas em seis eixos temáticos que formarão a Agenda de Ação da COP30, voltada a articular iniciativas e compromissos de diferentes países e setores.



Source link

Related Posts

Deixe um Comentário