A nova pesquisa Quaest de avaliação de Lula, a primeira depois da operação no Alemão

por Assessoria de Imprensa


Os pesquisadores da Quaest saem às ruas a partir de hoje. Até domingo vão entrevistar presencialmente 2.004 eleitores de 16 anos ou mais em todo o Brasil. 

A última Quaest, divulgada em 8 de outubro, foi a quarta pesquisa consecutiva em que a aprovação de Lula cresceu e a desaprovação caiu. A aprovação e desaprovação do trabalho que Lula está fazendo retornou aos níveis de janeiro.

Agora, a expectativa é sobre sobre o impacto dos dois grandes eventos para o governo ocorridos nos últimos 30 dias: o encontro com Donald Trump e a megaoperação de 121 mortos nos complexos do Alemão e da Penha. Até o episódio da semana passada no Rio de Janeiro, a reunião Lula-Trump era a grande esperança do governo para emplacar a quinta pesquisa consecutiva de alta. Aparentemente, contudo, o aperto de mão dos dois foi ultrapassado pelo tema da segurança pública.

No Palácio do Planalto são parcas as esperanças de uma nova subida de Lula na Quaest. Uma pesquisa encomendada pela Secom e feita entre sexta-feira passada e segunda-feira mostrou uma ligeira piora na avaliação do governo quando comparada com outra pesquisa feita em 18 de outubro. Segundo uma análise que consta desta pesquisa, “somadas às pioras registradas na última rodada, temos um acumulado do último mês (outubro) com recuo. Em linhas gerais, queimamos o capital recuperado em setembro e voltamos ao mesmo patamar de agosto.”

A pesquisa Genial/Quaest será divulgada em duas etapas: na quarta-feira, 12, a avaliação do governo; e, no dia seguinte, os cenários para a eleição de 2026.



Source link

Related Posts

Deixe um Comentário