Um homem de 53 anos morreu após ser atingido no peito por um disparo de arma de fogo no interior de Iraceminha, no Oeste de Santa Catarina. Câmeras de segurança registraram o momento em que Valtenir Machado, mesmo ferido, conseguiu caminhar até a esposa e indicar o autor do crime antes de perder a consciência. O caso aconteceu no sábado (1º/11), na comunidade de Linha Moroé.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
O suspeito, de 67 anos, foi preso preventivamente na segunda-feira (3), após se apresentar à polícia acompanhado do advogado.
De acordo como delegado João Miotto, o investigado confessou ter realizado os disparos e alegou que foi ameaçado pela vítima momentos antes. Segundo ele, Valtenir teria lhe pedido informações sobre o endereço de uma pessoa com quem havia se desentendido e, diante da recusa do suspeito em responder, o ameaçou. O homem armado, então, reagiu.
“A vítima pediu informação sobre o endereço de uma pessoa que havia se desentendido com ela momentos antes e, diante da negativa do autor em dizer, ele falou que, se não falasse, iria matá-lo. O autor teria pego uma arma que possuía e, diante da vítima ter ‘provocado’, dizendo algo como ‘atira se for homem’, acabou atirando”, explicou o delegado.
A vítima, no entanto, não estava armada e chegou a ser socorrida, mas morreu no hospital.
A arma usada no crime foi apreendida pela Polícia Científica no mesmo dia. Durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão na residência do suspeito, na segunda-feira (3/11),os agentes também encontraram uma segunda arma registrada em nome do investigado, além de materiais de recarga e outros objetos de interesse.
Em nota, a Polícia Civil informou que a motivação e as circunstâncias do homicídio já foram esclarecidas, mas o inquérito segue em andamento para a realização de diligências complementares, como exames periciais e oitivas de testemunhas.

