O impacto da guerra do Rio no setor de bares e restaurantes

por Assessoria de Imprensa


— A gente teve repercussão por quase toda a cidade. Tivemos isso em toda a Grande Tijuca, no Centro e, inclusive, em alguns bairros da Zona Sul. Em Ipanema, Leblon e Jardim Botânico o impacto foi menor, mas também houve estabelecimentos fechando mais cedo por determinação direta de bandidos. Outro fator foi a impossibilidade de as pessoas chegarem aos locais de trabalho. Muitos funcionários moram em comunidades afetadas e não conseguiam se deslocar, seja por conta dos confrontos ou pela falta de transporte público adequado, com ônibus parados, interrupções, tudo isso — relata.

Nesta quarta, vários estabelecimentos optaram por ficar fechados por insegurança. Segundo ele, o Centro da cidade está muito mais deserto que o usual, além de haver registros também na Tijuca. Há casos em bairros que não foram diretamente afetados, mas onde os funcionários ficaram com medo de sair de casa, o que impediu o funcionamento. Costa salienta ainda que bares e restaurantes do entorno dos complexos do Alemão e da Penha receberam avisos exigindo que os locais não abrissem sob pena de retaliação.

Maurício avalia que a normalização deve levar alguns dias e o final de semana deve ter um movimento mais reduzido em alguns pontos da cidade:

— Esses próximos três, quatro dias serão de muita cautela. Não acreditamos que até o fim de semana tudo volte à normalidade. As expectativas não são boas para este primeiro final de semana — concluiu.

Outra preocupação de Costa é que pode haver impacto no turismo.

— A ampla repercussão dessa notícia na imprensa local e internacional pode afetar negativamente o fluxo de visitantes nacionais e estrangeiros. Vale lembrar que o Rio de Janeiro registrou um recorde de turistas no primeiro semestre de 2025, recebendo mais de 1,1 milhão de visitantes internacionais, um aumento de 51,8% em relação ao mesmo período de 2024. No total, a cidade recebeu aproximadamente 6,8 milhões de visitantes (turistas internacionais e domésticos), com os estrangeiros liderando o crescimento. Como se não bastasse, estamos às vésperas das festas de fim de ano, um período tradicional de alta demanda.



Source link

Related Posts

Deixe um Comentário