Bolivianos votam para presidente neste domingo

por Assessoria de Imprensa


Travessia entre países está fechada desde a meia-noite deste domingo, sendo liberada apenas para pedestres

Fronteira é fechada para eleição boliviana; 289 eleitores votam em Corumbá
Votação na fronteira com Corumbá (Foto: Reprodução/Diário Corumbaense).

Neste domingo (19), cerca de 7,5 milhões de bolivianos participam do segundo turno das eleições presidenciais para escolher o novo chefe de Estado. Em Mato Grosso do Sul, Corumbá, a 428 quilômetros de Campo Grande, é o único município com ponto de votação, que funcionará das 8h às 16h (horário de MS).

Cerca de 7,5 milhões de bolivianos participam do segundo turno das eleições presidenciais neste domingo (19). Em Mato Grosso do Sul, Corumbá é o único ponto de votação, com 289 eleitores habilitados. A votação ocorre das 8h às 16h no Consulado Boliviano. O pleito coloca frente a frente Rodrigo Paz, do PDC, e Jorge “Tuto” Quiroga, da ALD. A fronteira Brasil-Bolívia foi fechada para veículos durante o período eleitoral, permitindo apenas a passagem de pedestres. O vencedor será o primeiro governo de direita após duas décadas do MAS, partido de Evo Morales.

Segundo Yoryina Guadalupe Dorado Ramos, representante do OEP (Órgano Electoral Plurinacional) no município, 289 bolivianos estão aptos a votar na sede do Consulado da Bolívia, localizada na Rua Sete de Setembro, entre a rua Delamare e a avenida General Rondon. Em todo o Brasil, cerca de 47 mil eleitores bolivianos poderão participar do pleito, conforme o Consulado.

Para garantir segurança e controle do fluxo de pessoas durante a votação, a fronteira entre Brasil e Bolívia foi fechada à meia-noite deste domingo (19) e será reaberta às 16h. A travessia será permitida apenas a pedestres pela linha internacional que divide os dois países.

Do lado brasileiro, a Polícia Federal continua responsável pelo atendimento nos postos de fiscalização migratória, enquanto na Bolívia a segurança fica a cargo das Forças Armadas.

O segundo turno coloca frente a frente Rodrigo Paz, do PDC (Partido Democrata Cristão), e o ex-presidente Jorge “Tuto” Quiroga, da ALD (Aliança Liberdade e Democracia). No primeiro turno, realizado em 17 de agosto, Paz foi o mais votado, com 32,02% dos votos válidos, seguido por Quiroga, com 26,70%.

O candidato eleito assumirá o primeiro governo boliviano de direita escolhido nas urnas após duas décadas de governos do MAS (Movimento ao Socialismo), partido liderado por Evo Morales.

Diferentemente do Brasil, a votação na Bolívia é feita com cédulas impressas: o eleitor escolhe seu candidato e deposita o voto em uma urna de papelão. Todo o processo é supervisionado por auditores eleitorais. Para votar, é obrigatório apresentar a carteira de identidade boliviana ou o passaporte. Antes de depositar o voto, o mesário apresenta um panfleto com todos os candidatos disponíveis.

[**] Com informações do jornal Diário Corumbaense 

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.





Source link

Related Posts

Deixe um Comentário