Incêndio em bateria de lítio em voo da Air China força pouso de emergência; vídeo

por Assessoria de Imprensa


Uma bateria de lítio entrou em combustão espontânea na bagagem de mão de um passageiro durante um voo da Air China neste sábado para Incheon, na Coreia do Sul, da cidade chinesa de Hangzhou, de acordo com a companhia aérea. A bagagem estava guardada no compartimento superior no momento, e os tripulantes responderam rapidamente à situação, informou a companhia aérea. Não ficou imediatamente claro se a bateria que pegou fogo estava em um dispositivo ou em uma bateria reserva.

Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra o compartimento superior em chamas, espalhando fumaça pela cabine e alarmando os passageiros. A aeronave fez um pouso de emergência no Aeroporto Internacional de Pudong, em Xangai. Não houve feridos, informou a companhia aérea.

O incêndio ocorreu meses após a China implementar uma proibição emergencial de algumas baterias portáteis a bordo de voos. A proibição, que entrou em vigor em junho, ocorreu após um órgão regulador alertar sobre os riscos crescentes das baterias para os voos.

Milhões de baterias de lítio, que podem ser encontradas em alguns celulares, laptops, carregadores e cigarros eletrônicos, foram recolhidas nos últimos anos devido a possíveis riscos de incêndio. De acordo com a Administração Federal de Aviação dos EUA, as baterias podem pegar fogo espontaneamente se forem danificadas ou sofrerem curto-circuito.

Até 30 de junho deste ano, a FAA registrou 38 casos envolvendo baterias de lítio que causaram fumaça, incêndio ou calor extremo em voos de passageiros e cargas. No ano passado, a agência registrou 89 casos semelhantes.

Governos e companhias aéreas endureceram as regras sobre as baterias neste ano, regulamentando onde elas podem ser armazenadas nos aviões. Nos Estados Unidos, essas baterias agora são proibidas na bagagem despachada, a menos que os dispositivos que as contêm estejam completamente desligados.

Na China, depois que o país disse que as baterias representavam um risco à segurança, foi proibido que passageiros transportassem baterias portáteis que não estivessem claramente marcadas com certificados de segurança chineses em voos domésticos. A nova regra, no entanto, não se aplica a baterias removíveis. O incêndio deste sábado foi causado por uma dessas baterias, informou a companhia aérea.



Source link

Related Posts

Deixe um Comentário