Os fatores por trás da quarta queda seguida no faturamento da indústria, segundo a CNI

por Assessoria de Imprensa


A alta taxa de juros, o aumento das importações e a queda do dólar são apontados como os motivos para a retração no faturamento industrial em agosto, que caiu 5,3% em comparação a julho. Os dados são dos Indicadores Industriais, da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Esta é a quarta queda do índice nos últimos seis meses.

– O patamar elevado dos juros impacta o crédito e o crescimento econômico como um todo. Um segundo elemento é o aumento das importações, especialmente de bens de consumo, que vêm capturando parte do mercado interno da indústria nacional. Além disso, a valorização do real torna os produtos brasileiros mais caros lá fora, afetando as exportações – explica Larissa Nocko, especialista em Políticas e Indústria da CNI, .

Segundo a CNI, o acumulado do ano caiu de 5,1% até julho para 2,9% em agosto em comparação ao mesmo período de 2024.

Outros números do indicador: as horas trabalhadas na produção tiveram uma leve queda de 0,3% entre julho e agosto. No acumulado de 2025, o indicador ainda mostra alta de 1,6% em relação ao mesmo período do ano passado. O emprego industrial manteve-se estável pelo quarto mês consecutivo e acumula alta de 2,2% entre janeiro e agosto.

A massa salarial recuou 0,5% entre julho e agosto e acumula queda de 2% no ano, em comparação com o mesmo período de 2024. O rendimento médio dos trabalhadores também diminuiu, com retração de 0,6% no mês e de 4,1% no acumulado de janeiro a agosto.



Source link

Related Posts

Deixe um Comentário