— A primavera é marcada, basicamente, pelo retorno da chuva e a volta das temperaturas mais amenas a agradáveis, e até mesmo quentes. Isso é o que tradicionalmente se espera da estação do ponto de vista meteorológico e climático. Essa primavera vai ser bem a cara da estação mesmo, mas, por conta do fenômeno La Niña, que deve ter intensidade moderada, teremos condições para períodos um pouco mais frios, que serão intercalados com dias quentes — explica Cesar Soares, meteorologista da Climatempo. — O La Niña deve se formar em outubro. Com isso, começa a ter condições favoráveis ao desprendimento de massas de ar frio em direção ao estado do Rio e ao Sudeste como um todo, até novembro. Então, o frio não foi embora totalmente.
De acordo com o especialista, apesar de o La Niña entrar em atividade só no mês que vem, os dias gelados irão predominar logo na primeira semana da primavera.
— No início da estação, o carioca e o fluminense vão sentir frio, porque teremos a passagem de uma frente fria pela costa do Rio de Janeiro, o que vai trazer muitas instabilidades. A chuva chega já na segunda-feira, com risco de temporal. Depois disso, tem a entrada de uma massa de ar de origem polar. Nesse processo, a temperatura despenca. Então, os primeiros dias da primavera terão a cara do inverno, com sensação de frio e bastante chuva. Temos até que ficar ligados, porque há condições de pancadas de chuvas que podem provocar alagamentos no estado — destaca Soares.
Antes disso, o tempo estará perfeito para qualquer amante de sol, com máximas de 34ºC nesta sexta-feira (19), 36ºC no sábado e 39ºC no domingo, segundo a Climatempo. Na segunda, os termômetros devem marcar até 38ºC, com previsão de pancadas de chuva.