O deputado estadual do Rio de Janeiro TH Joias é um dos alvos da Operação São Francisco, da Polícia Civil fluminense, que ocorre na manhã desta terça-feira.
As investigações da Polícia Civil revelaram que o parlamentar, preso há duas semanas, mantinha relações diretas com traficantes de animais silvestres. Em pelo menos quatro ocasiões, segundo as investigações, ele negociou e adquiriu primatas da fauna brasileira.
As investigações trazem à tona áudios em que um dos criminosos se gaba da “parceria” com TH Joias, afirmando que o político não apenas comprava os animais, mas também o conectava a novos compradores.
TH Joias foi também alvo de duas operações da PF há duas semanas, É acusado por tráfico, corrupção e lavagem de dinheiro. É investigado por supostamente negociar armas com o Comando Vermelho. Antes de entrar na política, TH fazia peças de ouro e diamantes usadas por jogadores (Neymar, Vini Jr. e Adriano Imperador) ou pela cantora Ludmilla.
Mais de mil policiais civis estão nas ruas na megaoperação, coordenada pela Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA). As equipes cumprem mais de 40 mandados de prisão e 270 de busca e apreensão na capital, Região Metropolitana, Baixada Fluminense, Região Serrana, Região dos Lagos e também em São Paulo e em Minas Gerais.
(matéria em atualização)