Líder isolado do Brasileirão, agora com 50 pontos, o Flamengo de Filipe Luís não tem medo de exorcizar fantasmas. Neste domingo, fez mais uma vez: venceu o Juventude por 2 a 0 no Alfredo Jaconi, encerrou um tabu de 28 anos sem triunfos em Caxias do Sul e se isolou na ponta do Brasileirão.
Arrascaeta marcou o primeiro, seu 13º neste Brasileirão. O uruguaio já soma incríveis 23 participações em gols no campeonato. No segundo tempo, Emerson Royal ampliou. O triunfo deixou o rubro-negro isolado na vice-liderança, a quatro pontos do vice-líder Palmeiras, que tem um jogo a menos. O Cruzeiro, com 44, ainda joga na rodada.
A partida não foi fácil para o rubro-negro, que mesmo aplicando sua tradicional pressão alta, encontrava um Ju disposto a se defender de forma muito compactada, quase inteiramente no último terço. Os donos da casa apostavam nas bolas longas na transição, mas ofereceram pouco perigo ao longo da partida.
Coube ao Flamengo encontrar na individualidade os espaços de faltaram. Em lance de habilidade pela esquerda, Samuel Lino tirou da marcação, bateu cruzado e quase abriu o placar. O gol, porém, nasceria dos pés de um reforço de última hora: Saúl. O espanhol, que chegou neste domingo a Caxias após acompanhar o nascimento do filho, achou belo cruzamento para Arrasca subir de cabeça entre a defesa do juventude.
O gol deu ao Flamengo uma maior tranquilidade no segundo tempo. O rubro-negro teve mais espaços dada as tentativas do Juventude de sair para o jogo. Na, até então, melhor chance de ampliar, Arrascaeta acertou o travessão em bela cobrança de falta. No fim, Emerson Royal marcaria seu primeiro gol com a camisa do Fla em mais um belo cruzamento. Desta vez, de Carrascal, que encontrou o lateral nas costas da defesa.